Murray Bookchin / Foto: Ludwig Rauch

Comemorando o poder das ideias: uma homenagem a Murray Bookchin

Na celebração do centenário de nascimento de Murray Bookchin, sua filha Debbie se junta a vários de seus ex-amigos, alunos e outros viajantes para homenagear sua memória e refletir sobre seu legado revolucionário.

Nos anos anteriores à sua morte, meu pai escreveu uma série de livros intitulada A Terceira Revolução . Neles, ele analisou momentos transformadores na história, começando com os levantes do final da Idade Média e as Guerras Camponesas Alemãs do século 16, e terminando, quatro volumes depois, com a Civil Espanhola. O estudo dessa história revolucionária deu consolo a meu pai – o levou de volta a uma época em que os ideais animavam a vida cotidiana, quando gritos utópicos viviam nos lábios das pessoas comuns.

Isso também lhe deu imensa esperança, melhor exemplificada por sua escolha de dedicar cada um dos quatro volumes de A Terceira Revolução à sua jovem neta. Com certeza, ele a amava loucamente como indivíduo, alguém com quem ele sentia compartilhar muitos de seus primeiros talentos como músico, artista e, acima de tudo, escritor. Mas sua dedicação também indicava sua crença na promessa de uma nova geração, que poderia assumir a bandeira da luta por uma sociedade mais racional – bandeira que perdera o brilho nas décadas anteriores à sua morte, quando a lutava para combater o crescente, o autoritarismo e a destruição ecológica galopante.

Em muitos aspectos, meu pai estava à frente de seu tempo. Suas ideias foram frequentemente ridicularizadas ou rejeitadas durante sua vida – sua crença de que a mudança climática se tornaria uma séria ameaça à nossa sobrevivência foi considerada alarmista pelo New York Times na década de 1960; seus apelos à nos anos subsequentes para realizar o trabalho árduo e sem glamour de construir uma rede organizada de assembleias democráticas locais, muitas vezes ignorada em favor da insurreição de rua.

No entanto, ao longo de sua vida, meu pai permaneceu otimista. Ele se recusou a perder a esperança de que essas ideias, suas ideias – nascidas de sete décadas de consideração sobre que tipo de sociedade maximizaria o potencial humano para a criatividade, imaginação e harmonia com o mundo natural – um dia imbuiriam as pessoas no futuro com o mesmo zelo transformador que ele havia encontrado no passado revolucionário.

Em um de seus primeiros ensaios, “Desejo e Necessidade”, meu pai escreveu: “Uma boa ideia pode escapar das mãos de seu criador e seguir sua própria dialética”. Embora a intenção original fosse ser um comentário crítico sobre artistas que desconhecem o poder de sua própria arte, parece-me que hoje essas palavras podem ser vistas sob uma luz nova e positiva. Eles nos lembram que as ideias têm potencialidade ilimitada; que a semente de uma ideia pode se expandir muito além do que o pensador original poderia esperar, alcançando todo o mundo para tocar pessoas e mentes antes inimagináveis; tornando-se, por sua vez, transformado por essas pessoas, em última análise, alcançando uma riqueza transcendente, beleza e concretização que pode exceder e durar mais que os sonhos mais selvagens do criador.

Murray Bookchin / Foto: Arquivo Pessoal

Seria uma grande alegria para meu pai saber, cem anos após seu nascimento e quase 15 anos após sua morte, que a esperança que ele depositou no futuro foi bem fundada; que mesmo em meio à intensa turbulência global e à ameaça crescente de um holocausto ecológico, aspectos de sua visão de uma sociedade racional foram retomados em todo o mundo, servindo de modelo para qualquer pessoa que busca se envolver com eles.

Muitas das vozes nessas homenagens refletem indivíduos que foram influenciados por meu pai, de municipalistas de Fearless Cities a ativistas alterglobalizadores – que absorveram suas ideias e as ampliaram para se ajustarem a seus contextos sociais, construindo novos e emancipatórios modos de ser políticos. Em particular, sei que meu pai teria ficado profundamente comovido com a coragem e dedicação que foi investida no projeto curdo de confederalismo democrático em Rojava, e considero uma tragédia pessoal que ele tenha morrido antes de ter a oportunidade de ver aquele triunfo do feminismo, autodeterminação igualitária que o povo curdo alcançou.

Para mim, o legado duradouro de meu pai é o pensamento dialético que ele trouxe aos problemas sociais: o ímpeto de ver a natureza e a sociedade em processo, nunca em êxtase – sempre avaliando as coisas não apenas como são, mas como têm potencial para se tornar. Neste centésimo aniversário de seu nascimento, ele teria desejado que celebrássemos o poder das ideias para refazer o mundo; para nunca se desesperar; para continuar educando a nós mesmos, nossos irmãos e irmãs, vizinhos e amigos; e levar adiante o seu legado, sobretudo colocando em prática as nossas ideias.

– Debbie Bookchin

Murray Bookchin / Foto: Arquivo Pessoal

Por FEDERICO VENTURINI

No dia 14 de janeiro de 2021 completou cem anos desde o nascimento de Murray Bookchin, o fundador da social. Através de numerosos trabalhos e graças também aos trabalhos e contribuições de outros autores, desenvolveu uma sólida tradição teórica e uma escola de pensamento político-filosófica coerente, a ecologia social. Bookchin deve ser lembrado por nos ter dado a possibilidade de compreender melhor a realidade e o desafio de explorar o complicado nexo de dominações que deve ser desvendado no longo caminho para a liberdade.

Além disso, ele nos encorajou a desafiar o sistema capitalista atual e todas as formas de opressão, incluindo racismo, etnocentrismo, e patriarcado. Ademais, a destaca a evolução natural com base na ideia de diversidade, cooperação e desenvolvimento contínuo e, ao fazê-lo, sublinha as potencialidades do desenvolvimento humano. Essa abordagem apoia a ideia de que, mesmo que ao longo da história um legado de hierarquia e dominação tenha se desenvolvido, a dominação não é um aspecto inato do projeto humano. Na verdade, Bookchin nos mostrou que na história da humanidade, um poderoso legado de liberdade é expresso por erupções contínuas de movimentos e projetos de emancipação.

Ele nos mostrou como a resistência pode destruir a superfície do capitalismo e oferecer a possibilidade de experimentar mundos alternativos, permitindo que sementes de sociedades alternativas germinem. Bookchin estabeleceu e, com a ajuda de outros, desenvolveu a como um projeto político.

Agora é nosso dever continuar a desenvolvê-lo e implementá-lo para um futuro ecológico e democrático.

_
FEDERICO VENTURINI ativista – Pesquisador co-editor de “Sua Liberdade e a Minha: A Questão Curda na Turquia de Erdogan” (2018) e “Social Ecology and The Right to the City” (2019).

_
Tradução Mídia1508
Texto e publicação original
aqui.

Em memória de Murray Bookchin
14 de janeiro de 1921 – 30 de julho de 2006
Foto: Ludwig Rauch

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias