Thomas Sankara tinha uma mensagem clara para os colonizadores; descolonização, amor e fim da dominação neocolonial — Foto: ThomasSankara.Net

Aqui está o porquê de Thomas Sankara estar certo — e ele foi morto por isso

Thomas Sankara entendeu que a libertação — incorporando todo o processo de descolonização — se origina da admissão de que o oprimido internalizou o opressor.

Por Takudzwa Hillary Chiwanza
Tradução: Mídia1508

A opressão colonial na não terminou com a conquista da independência política. Em vez disso, a dominação colonial direta sobre os povos africanos pela burguesia colonialista da Europa e dos metamorfoseou-se em outra forma de subjugação sutil, mas cruel — o neocolonialismo.

Nesse sentido, é bastante incontroverso que a descolonização na sofreu um natimorto. Foi um processo que parou no meio do caminho. E por causa disso, a maioria dos africanos luta com sua plena humanização; A continua desumanizada. A descolonização permanece como o único caminho potente e convincente para a emancipação holística dos povos africanos, não apenas na África, mas em todo o mundo.

Por que partidos e políticos nacionalistas da elite africana abortaram a descolonização pós-colonial

Em vez de liderar uma política, econômica, social e cultural verdadeiramente transformadora para a genuína libertação africana, os líderes dos partidos nacionalistas [de elite] simplesmente preencheram as posições políticas e econômicas vazias deixadas pelos antigos colonizadores sem mudar nenhuma das instituições coloniais e eurocêntricas bem como modos de produção [exploradora e repressiva] e relações sociais estabelecidas pela burguesia colonialista.

Eles concordaram com os ditames do capital privado monopolista (como ditado pela tão alardeada livre iniciativa dos mercados globais arbitrários), em detrimento das imensas populações de maioria negra em todo o continente. Era mais seguro para eles proteger seus recém-descobertos interesses de classe média do que lutar pela igualdade das massas.

Eles buscaram um compromisso protegendo seus interesses e os dos colonizadores, negando o processo de descolonização para o surgimento de uma nova consciência; a nova mulher e o novo homem africano.

A independência política para esses líderes nacionalistas não era tanto sobre a revisão fundamental e saudável da base e superestrutura capitalista exploradora, opressiva e desumanizadora — era apenas o caminho para o autoenriquecimento às custas das massas pelas quais eles afirmavam lutar.

Falha na descolonização: neocolonialismo e desumanização dos africanos

A pós-colonial foi devastada pelos excessos do neocolonialismo imperial, e a esmagadora maioria dos líderes do continente permanecem servilmente agrilhoados aos ditames hegemônicos de potências estrangeiras. O opressor nunca desapareceu; o opressor simplesmente deslizou para segundo plano e começou a fazer ordens a partir dessa perspectiva.

As potências coloniais ainda dão as cartas na hoje, impondo sua visão de mundo [egoísta, individualista e opressiva] à imensa maioria das massas africanas com soluções políticas e econômicas que não estão sintonizadas com os contextos da África. No mínimo, a desigualdade escancarada na África (onde a pobreza e a fome são fatos obstinados de nossas atuais realidades materiais concretas) é o oposto da visão de independência e soberania pela qual se lutou vigorosamente.

Os nacionalistas de elite da incorporam a política de inveja e violência para auto-engrandecimento. A liberdade, conforme percebida pelos nacionalistas de elite, não implica a verdadeira libertação e emancipação das massas, pois elas invejam a riqueza e o luxo do colonizador. Eles simplesmente querem assumir a posição do colonizador — incluindo a dominação brutal e a desumanização da imensa maioria negra que sustenta esse status quo.

Descolonização, amor e confiança no povo: uma nova humanidade para acabar com a opressão

Mas para Thomas Sankara, o falecido iconoclasta revolucionário que foi presidente de de 1983 a 1987, uma abordagem radical gesticulando em direção ao verdadeiro amor ao mundo e às pessoas apresentou o único caminho para a plena libertação e humanização dos povos africanos e de todos os povos oprimidos da o mundo.

A hegemonia ocidental manteve, e ainda mantém, seu domínio sobre a por meio de uma ideologia de opressão desprovida de amor e empatia — uma ideologia apresentada como benevolente quando na verdade ela perpetua a opressão e a desumanização onde apenas uma elite saqueia toda a riqueza enquanto a maioria chafurda em pobreza.

A ajuda externa é um exemplo. É um ato de falsa generosidade em que as causas subjacentes da pobreza não são abordadas e revisadas fundamentalmente; porque a ideia é manter os lucros fluindo para a elite global e local. A ajuda externa representa a desumanização do povo por não se engajar no processo de crítica de sua história e de suas condições materiais atuais.

[Falsa generosidade] é um ato de violência flagrante e abominável. A humanização não é um bem singular ou um direito merecido das elites opressoras; é o direito de primogenitura de todos os povos do mundo.

Tudo isso é feito com a ajuda de presidentes africanos e seus ministros burgueses que internalizaram a imagem de seu ex-opressor colonial. Eles se tornaram os opressores das massas africanas e as potências neocoloniais continuam sendo os opressores dos líderes africanos e de seu povo. O objetivo é nunca mudar o sistema de exploração e dominação, mas mantê-lo intacto. Isso explica a perene intervenção das potências européias e americanas nos assuntos dos estados africanos [nominalmente soberanos]. E, ultimamente, o Oriente global também se juntou a essa corrida [neocolonial].

Estas ideologias de dominação não têm em vista o povo e impedem o crucial e indispensável exercício revolucionário da descolonização. A descolonização representa o primeiro presságio da verdadeira independência para as massas africanas. Até o opressor é desumanizado porque, para manter suas posses e riquezas materiais, ele deve ser violento e dominador — o que é a antítese da humanização.

Sem a descolonização — que é sempre um fenômeno feio, mas completamente libertador — a consciência dos africanos continuará a gravitar em direção a complexos de inferioridade devastadores: eles simplesmente não acreditam que detêm o poder de mudar suas condições materiais e continuarão a se voltar para o Norte global e Oriente para soluções. Isso é um ato de desumanização.

Thomas Sankara — A verdadeira personificação da descolonização e do amor revolucionário

Thomas Sankara entendeu que a libertação — incorporando todo o processo de descolonização — se origina da admissão de que o oprimido internalizou o opressor. Portanto o primeiro passo é tirar o opressor que vive dentro do oprimido. A reflexão crítica que leva à ação prática está em voga.

Isso é exemplificado por sua postura inabalável contra a corrupção: não devemos invejar os luxos do colonizador, pois estes não representam amor ao mundo e às pessoas, mas dominação, violência e morte. Sankara entendeu que o dever do líder revolucionário não é impor as ideologias do opressor às massas oprimidas, mas se engajar mutuamente e dialogicamente com o povo e lutar ao lado dele, a partir de um ponto de confiança, esperança, reflexão e ação.

Sankara entendeu que as pessoas devem se encarregar de sua própria história (o passado, presente e futuro) engajando-se no movimento/processo de investigação crítica, o que significa que as massas devem estar envolvidas em sua tomada de decisão — a expressão máxima de amor e a vontade de mudar.

Ele entendeu que a falsa generosidade (consubstanciada nos desumanos e brutais programas de ajuste estrutural do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional) das potências coloniais não é altruísta, mas um ardil bem calculado para a dominação perpétua dos povos africanos em que o povo africano A classe saqueadora é implacável em seu autoenriquecimento desumano.

Por isso, ele denunciou sistematicamente a ajuda externa. Porque a ajuda externa é violência e dominação neocolonial. E é por isso que Thomas Sankara estava certo. Sua forte defesa da libertação genuína, emancipatória e saudável das mulheres foi fundada nesta premissa — a descolonização envolve todos e deve acabar com as estruturas de dominação impostas pela supremacia branca, imperialista, burguesa e dominação patriarcal do colonizador (que efetivamente é a ordem global hegemônica).

Seu esforço para melhorar a alfabetização e a consciência crítica por meio da construção de muitas escolas em Burkina Faso, juntamente com a construção de várias clínicas e a implementação de programas de nacionalização testemunham o fato de que as massas oprimidas devem estar envolvidas na tarefa de seu empoderamento e plena humanização. As políticas de Sankara vieram de um lugar de amor.

Por que devemos imitar Thomas Sankara

Sankara recusou a visão de mundo colonialista e capitalista de aquisição material (consciência possessiva) que vê os seres humanos como coisas/objetos; ele lutou por uma nova humanidade na qual os seres humanos são sujeitos que buscam a libertação contínua de todos os povos do mundo.

O modelo dominador que sustenta nossas estruturas e relações políticas, econômicas e sociais continuará a desumanizar as pessoas e deve ser substituído por uma educação crítica que ilumine as pessoas para a reflexão crítica e a ação prática. Em essência, o amor é a cura para a descolonização e o fim da opressão.

Foi Che Guevara quem comentou: “Deixe-me dizer, correndo o risco de soar ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por fortes sentimentos de amor. É impossível pensar em um autêntico revolucionário sem essa qualidade.” Isso é o que justifica o lugar de Thomas Sankara na história como um dos líderes revolucionários incomparáveis da África.

Sankara continua sendo um exemplo imortal de descolonização na África. Suas palavras, reflexões críticas e ações práticas — a filosofia da práxis — devem servir de inspiração para os africanos de que a verdadeira libertação ainda é possível. Não é cor de rosa, mas um fenômeno violento em que o oprimido também libertará o opressor.


Texto publicado originalmente aqui.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias