Mais de 800.000 pessoas marcham contra Macron enquanto greves dominam a França

dos transportes fazem o país parar em meio à revolta devido a mudanças nas pensões.

Mais de 800.000 pessoas marcharam nas cidades de toda a França, com ferroviários, professores e funcionários do hospital realizando uma das maiores greves do setor público em décadas contra os planos de Emmanuel Macron de revisar o sistema de pensões.

Uma nacional de transporte paralisou grande parte da e era esperado que continuasse nos próximos dias à medida que os sindicatos se aproximassem, dizendo que as mudanças nas pensões do presidente forçariam milhões de pessoas a trabalhar por mais tempo ou receber pagamentos mais baixos.

Trens, metrôs e serviços de ônibus foram severamente atingidos, alguns voos foram cancelados e muitas escolas foram fechadas no maior desafio à agenda de reformas de Macron desde que os protestos contra o governo do gilets jaunes (colete amarelo) eclodiram no ano passado.

Em Paris, a polícia atirou gás lacrimogêneo por breves instantes durante confrontos com manifestantes vestidos de preto nas margens da marcha liderada por sindicatos no início da tarde. Alguns manifestantes atearam fogo a um trailer, quebraram vidraças de lojas e uma garagem de ônibus, e capotaram carros.

Mais de 6.000 policiais de choque cercaram a manifestação desde a Gare du Nord de até o leste da cidade, enquanto grupos de policiais pararam pessoas que caminhavam em direção à manifestação e as revistaram. No final da tarde, houve mais de 70 detenções e 9.000 revistas!

A polícia de choque em Nantes, oeste da França, disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que atiraram pedras e garrafas contra a repressão.

A marcha de Paris incluiu funcionários de hospitais, de eletricidade, bombeiros, professores e alunos de escolas, além de manifestantes de gilets jaunes que haviam participado de bloqueios em rotatórias no início deste ano. As faixas diziam: “Macron out” (Fora Macron).

Isabelle Jarrivet, 52, que trabalhou como administradora em uma prefeitura ao norte de Paris por 20 anos, disse: “É uma questão de vida ou morte para o sistema social francês, que Macron está desmontando. Estamos sendo levados de volta a um tempo antes de 1945, onde corremos o risco de perder a rede de segurança social. Fundos de previdência privada estão esperando nos bastidores para se beneficiar. ”

Foto: Christophe Petit-Tesson

Ela acrescentou: “Os protestos do gilets jaunes fizeram as pessoas pensarem e falarem mais sobre política e as pessoas determinadas a não deixar as coisas passarem. Você pode sentir um clima desafiador no ar”.

O governo argumenta que a unificação do sistema de pensões – e a eliminação dos 42 regimes “especiais” para setores que variam de ferroviários e de energia a advogados e funcionários da Ópera de Paris – é crucial para manter o sistema viável financeiramente à medida que a população envelhece.

Mas os sindicatos dizem que a introdução de um sistema universal para todos significará que milhões de trabalhadores, tanto no setor público quanto no privado, devem trabalhar além da idade legal de aposentadoria de 62 anos ou enfrentar uma severa queda no valor de suas aposentadorias. Os sindicatos dos transportes públicos disseram que estenderiam sua até pelo menos segunda-feira, depois que 90% dos trens regionais e TGV (trens de alta velocidade que unem 1.400 destinos na França) foram cancelados e quase todas as linhas do metrô de Paris foram afetadas.

Sandrine Berger, professora de engenharia de uma universidade de Paris e representante do sindicato de da CGT, disse: “Trata-se de proteger os serviços públicos, que estão sendo esquecidos e voltados para um modelo americano de privatização”. Ela criticou o governo por sugerir que os do setor público eram privilegiados.

Grégory Chaillou, um bombeiro, disse:

“Vamos ver isso até o fim. O público entende a necessidade de apoiar serviços públicos e os trabalhadores.”

Quando os passageiros de Paris começaram a usar bicicletas e scooters, o grupo ambientalista Extinction Rebellion assumiu a responsabilidade pela sabotagem de 3.600 scooters elétricos em Paris e outras cidades francesas, dizendo que a imagem verde dos acessórios da moda escondia uma realidade “ecologicamente catastrófica”.

A Extinction Rebellion disse que sabotou as scooters, incluindo mais de 2.000 em Paris, bem como em Bordeaux e Lyon, obscurecendo os códigos QR que os motociclistas usam para desbloqueá-las com seus smartphones.

“Ao contrário de sua reputação como uma maneira ‘suave’ ou ‘verde’ de se locomover, as scooters elétricas são ecologicamente catastróficas”, afirmou o grupo em comunicado em sua página francesa no Facebook.

Deixe seu comentário:

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias