A Amazônia está deixando de ser floresta tropical para se transformar em savana

Os incêndios deste ano na Amazônia são os piores em uma década, com um aumento de 60% nos focos de incêndio em comparação com o ano passado.

Fumaça de um incêndio ilegalmente aceso em uma reserva da floresta amazônica, ao sul de Novo Progresso, no estado do Pará, Brasil. Foto: Carl de Souza / AFP

Grande parte da pode estar à beira de perder sua natureza distinta e mudar de uma floresta tropical fechada para uma savana aberta com muito menos árvores como resultado da crise climática, alertaram pesquisadores.

As florestas tropicais são altamente sensíveis a mudanças nos níveis de chuva e umidade, e incêndios e secas prolongadas podem resultar em áreas perdendo árvores e mudando para uma mistura de floresta e pastagem semelhante a uma savana. Na Amazônia, essas mudanças eram possíveis, mas pensava-se que ainda demorariam muitas décadas.

Uma nova pesquisa mostra que esse ponto de inflexão pode estar muito mais próximo do que se pensava. Até 40% da floresta amazônica existente está agora em um ponto onde poderia existir como uma savana em vez de uma floresta tropical, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.

Qualquer mudança de floresta tropical para savana ainda levaria décadas para ter efeito total, mas uma vez iniciado o processo é difícil de reverter. As florestas tropicais sustentam uma  muito maior de espécies do que a savana e desempenham um papel muito maior na absorção de dióxido de carbono da atmosfera.

Partes da estão recebendo muito menos chuva do que antes devido às mudanças climáticas. A precipitação em cerca de 40% da floresta está agora em um nível em que a floresta tropical deveria existir como savana, de acordo com o estudo, liderado pelo Centro de Resiliência de Estocolmo, baseado em modelos de computador e análise de dados.

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro, foi avisado de que a destruição contínua da por incêndios e madeireiros traria a região mais perto de um ponto crítico onde a floresta tropical poderia se transformar em savana. Os incêndios deste ano na Amazônia são os piores em uma década, com um aumento de 60% nos focos de incêndio em comparação com o ano passado.

Arie Staal, principal autor do estudo, disse que a das florestas tropicais significa que, embora produzam efetivamente suas próprias chuvas autossustentáveis ​​no clima certo, também estão propensas a secar em condições erradas.

“À medida que as florestas crescem e se espalham por uma região, isso afeta as chuvas”, explicou ele. “As florestas criam sua própria chuva porque as folhas emitem vapor d’água e este cai como chuva a favor do vento. A chuva significa menos incêndios, levando a ainda mais florestas.”

Mas se grandes áreas de floresta tropical forem perdidas, os níveis de chuva na região diminuirão de acordo. Este nível reduzido de “reciclagem de umidade atmosférica” foi simulado nos modelos de computador usados ​​no estudo.

“Condições mais secas tornam mais difícil para a floresta se recuperar e aumentam a inflamabilidade do ecossistema”, disse Staal ao jornal The Guardian. Depois que a floresta tropical cruzou o limite e se converteu em uma mistura de madeira e pastagem do tipo savana aberta, é improvável que ela volte naturalmente ao seu estado anterior.

“É mais difícil voltar da ‘armadilha’ causada pelo mecanismo de feedback em que o ecossistema aberto e gramado é mais inflamável e os incêndios, por sua vez, mantêm o ecossistema aberto”, disse ele.

A equipe de pesquisadores fez simulações em computador de onde se poderia esperar que existissem florestas nas regiões tropicais da Terra, dadas certas condições climáticas, e analisou as áreas mínimas e máximas de provável cobertura florestal.

Eles também analisaram o que provavelmente aconteceria se as emissões de gases de efeito estufa continuassem aumentando e descobriram que a capacidade das florestas de voltar a crescer depois que as árvores fossem perdidas seria muito reduzida.

Ingo Fetzer, do Stockholm Resilience Center, coautor do artigo, disse: “Entendemos agora que as florestas tropicais em todos os continentes são muito sensíveis às mudanças globais e podem perder rapidamente sua capacidade de adaptação. Uma vez desaparecidos, sua recuperação levará muitas décadas para retornar ao seu estado original. E dado que as florestas tropicais hospedam a maioria de todas as espécies globais, tudo isso estará perdido para sempre.”

_
Texto:
Fiona Harvey / Out.2020
Tradução: Mídia1508

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias