Agricultores enfurecidos protestaram contra atrasos no pagamento de subsídios e invadiram o aeroporto internacional da ilha de Creta, no sul da Grécia, no dia 8 de dezembro, rompendo o bloqueio policial.
Imagens mostram dezenas de agricultores em pé em um trecho da pista do aeroporto internacional Nikos Kazantzakis, em Heraklion, a principal cidade de Creta, o que obrigou o aeroporto a suspender todos os voos.
Confrontos também eclodiram perto do aeroporto de Chania, a segunda maior cidade de Creta, com a polícia de choque usando gás lacrimogêneo para dispersar agricultores que protestavam, os quais atiraram pedras contra os policiais e viraram uma viatura.
Os confrontos em Creta representam a mais recente escalada nos protestos de agricultores contra os atrasos no pagamento de subsídios agrícolas apoiados pela União Europeia, na sequência de um escândalo que revelou fraude e desvio dos subsídios.
Os agricultores mobilizaram milhares de tratores e outros veículos agrícolas em postos de fronteira e pontos estratégicos ao longo das rodovias em todo o país, interrompendo periodicamente o tráfego e ameaçando bloquear completamente estradas, portos e aeroportos.











