Neste sábado (18/07) movimentos sociais autônomos e torcidas antifascistas se juntaram para realizar uma ação de solidariedade no Centro da cidade do Rio de Janeiro e lançaram a campanha “Jornadas de Luta Antirracista: Contra o Genocídio da População Negra e Por uma Vida Digna”.
A ação solidária que marca o lançamento dessa Jornada de lutas ocorreu na Uruguaiana, Centro do Rio, onde foram distribuídos cobertores, casacos, águas, máscaras e itens de higiene para pessoas em situação de rua ao longo da Av. Presidente Vargas. Também foi feita uma panfletagem e diálogo com a população. Após a distribuição, seguiram até a Cinelândia em caminhada, onde terminaram a atividade nas escadarias da Câmara com faixas e cartazes.
A proposta da Jornada é ocupar as ruas em protestos e promover o apoio mútuo. A Jornada é puxada por vários coletivos autônomos, torcidas antifascistas e militantes independentes, entre eles: Ação Direta em Educação Popular; Anarco Comuna América; Coletivo Chico Guanabara; Coletivo Fala Akari; Flamengo Antifascista; Flanarquia; Fluminense Antifascista; Frente Internacionalista dos Sem Teto; Mais amor, Menos capital; Mídia 1508 e Sindicato Geral Autônomo/FOB.