Menino autista de 14 anos é assassinado pela PM no Rio

Allan dos Santos Gomes/ Foto: Acervo pessoal

Na noite do último domingo (6), o menino Allan dos Santos Gomes, de 14 anos, que tinha autismo, foi assassinado pela polícia na da Chacrinha, na Praça Seca, do Rio.  Mais uma vez, a corporação tentou criminalizar a vítima, alegando que Allan teria atacado os agentes, o que foi desmentido por familiares dos jovem nas redes sociais.  O corpo do garoto sepultado foi no Cemitério de Irajá, na zona norte, na tarde de quarta (9).

“O caveirão subiu atirando contra todo mundo, matou meu irmão que só tinha 14 anos. Ele soltou a mão do meu pai e tomou um tiro. O que vou falar para minha filha de 4 anos que brincava com ele dentro de casa o tempo todo?” se Rayssa Santos, irmã de Allan. “Tiraram a blusa do meu irmão e colocaram uma arma na mão dele para dizer que ele era bandido”, denuncia.

Além de Allan, também foram mortos pela na Chacrinha no domingo Alex Mateus Pereira Barreto da Silva e Wallace Ferreira da Silva, sobre quem nada tem sido informado, além dos seus nomes e de que se trataria de “suspeitos”, atingidos em um suposto “confronto”.

Na terça-feira (8), a jovem Tamires Queiroz, de 27 anos, foi baleada durante uma operação policial na Praça Seca quando passava pela avenida Cândido Benício. Ela foi socorrida no Hospital Lourenço Jorge e apresenta estado de estável. Outras três pessoas foram baleadas no mesmo dia pela e acabaram morrendo. Dessas nem mesmo os nomes têm sido divulgados, apenas que também seriam “suspeitas”.

Disputada por milicianos e traficantes, a Praça Seca já contabilizou pelo menos 12 tiroteios em 2019, segundo o aplicativo Fogo Cruzado. No ano de 2018, durante a intervenção na área de “segurança pública”, o registrou um aumento significativo no número de tiroteios: de 5.238 de fevereiro a dezembro de 2017 para 8.193 no mesmo período de 2018, um volume 56% maior.

Os dados são do Observatório da Intervenção. Entre os números levantados estão 668 operações monitoradas, com 204 mortes nestas ações dos braços armados do Estado, 53 chacinas (um total de 213 vítimas), 1.203 pessoas mortas e 1.090 feridas, no durante o período.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias