“A Rebelião de Dezembro”

Nesta quinta-feira (06), em Atenas, Grécia, ocorreu um protesto em memória aos 10 anos do assassinato de Alexis Grigoropoulos, morto a sangue frio por um policial no bairro Exarchia, em 6 de dezembro de 2008. Alexis tinha na época 15 anos de idade. Milhares de manifestantes marcharam pelas ruas. Revoltados com a repressão policial, os manifestantes atearam fogo em lixo nas ruas e montaram barricadas. A lançou bombas de gás lacrimogêneo enquanto os jovens jogaram pedras e coquetéis nos policiais. Os manifestantes gritavam  “Mãos longe da juventude!” e “Nenhum fascista nas escolas!” em marcha para o parlamento.

Cerca de 2.500 policiais e um helicóptero foram enviados para os protestos desta quinta-feira em Atenas, enquanto a principal estação de metrô da Praça Syntagma foi temporariamente fechada. Ocorreram manifestações em diversas cidades. Em Thessaloniki, manifestantes ergueram barricadas nas ruas e lançaram coquetéis em policiais que usaram granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo para tentar conter a revolta. Não adiantou. Alguns manifestantes atearam fogo em um canteiro de obras do metrô.

Em 2008, o assassinato do jovem Alexis provocou uma série de protestos que se espalharam rapidamente por toda a e inspiraram incontáveis ​​ações de e motins em todo o mundo por mais de um mês.

Tudo começou alguns minutos depois das 21 horas, na noite de 6 de dezembro de 2008, quando uma discussão tensa entre dois policiais e um grupo de jovens terminou com os policiais saindo do local, mas apenas para os assassinos estacionarem sua viatura há alguns quarteirões e voltar para confrontar os jovens com suas armas. Um dos dois policiais (Korkoneas) apontou para os jovens e disparou dois tiros. Uma das balas atingiu Alexis Grigoropoulos, de 15 anos, no coração e ele caiu morto.

Este assassinato no coração de Exarchia, uma área de tradicional de radical e de luta contra a repressão do Estado, frequentada por anarquistas e comunistas na Grécia, provocou uma série de protestos que se espalharam e inspiraram incontáveis ​​ações de e manifestações em mais de 70 cidades ao redor do mundo.

Para a maioria dos gregos, esse é um momento profundamente marcado na memória, já que a maioria lembra exatamente o que estava fazendo quando a notícia do assassinato da sacudiu o país como um choque elétrico coletivo. Durante os primeiros dias, as dezenas de milhares de manifestantes que participaram não perceberam que estavam participando de algo que definiria profundamente os próximos anos. Os eventos ficaram registrados na história moderna como “A de Dezembro” ou “A Rebelião de Dezembro“.

Fotografias:

Foto: Yorgos Karahalis
Foto: Yorgos Karahalis
Foto: Costas Baltas
Foto: Costas Baltas
Foto: Costas Baltas

Rafael Daguerre

Fotógrafo, Repórter, Editor e Documentarista

Um dos fundadores da Mídia1508. "Ficar de joelhos não é racional. É renunciar a ser livre. Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres, quando as algemas forem quebradas" ― Carlos Marighella.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias