Colômbia: quatro chacinas em apenas nove dias de 2022

O Indepaz (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz ) destaca que a nova chacina em Nariño deixou quatro feridos e três assassinados.

Manifestação em Bogotá para protestar contra os últimos massacres ocorridos em vários departamentos da Colômbia em janeiro de 2021 - Foto: Daniel Garzon Herazo/ZUMA PRESS/CONTACTOPHOTO

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) denunciou no dia 9 de janeiro a perpetração de uma nova na Colômbia, desta vez no departamento de Nariño (sul do país).

Segundo o Indepaz, a ocorreu no município de Colón, “a quarta chacina do ano seria cometida no final das festividades locais (…) O balanço: três mortos e quatro feridos”, detalham.

A situação da segurança pública na parece piorar ainda mais este ano, somente na madrugada do dia 9 o Indepaz noticiava mais uma que deixou três assassinados no departamento de Magdalena.

“As vítimas foram identificadas como Jorge Hernández, Patricia Margarita de Armas e um menor de 17 anos chamado William Hernández”, informou o Indepaz, onde também alertou sobre a situação humanitária na zona bananeira do departamento devido à presença de grupos armados ilegais na área.

Cabe destacar que a encerrou 2021 com 97 chacinas e 171 líderes sociais assassinados, o que questiona seriamente a política de segurança empreendida pelo presidente direitista Iván Duque (Centro Democrático) e o desdobramento da força pública.

Imagem: Indepaz

_
Por
teleSur – JL
Tradução: Mídia1508

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias