Ambientalista é torturada e morta no sul da Bahia

Rosane Santiago Silveira / Foto: Reprodução

No último dia 29 de janeiro, Rosane Silveira, 59, ambientalista, agitadora cultural e ativista de direitos humanos, foi brutalmente assassinada na cidade de Nova Viçosa, sul da Bahia. Ela foi encontrada morta dentro de sua casa, com pés e mãos atados e feridos, pano em volta do pescoço (indicando estrangulamento), duas perfurações por arma branca (possivelmente faca) e uma perfuração por arma de fogo na cabeça (possivelmente por trás).

O caso foi inicialmente tratado pela como “latrocínio” (roubo seguido de morte), apesar de objetos de valor, entre eles o notebook da vítima, não terem sido levados e dos claros indícios de tortura.

Rosane nasceu em Vitória (ES) em 1960, tendo passado a maior parte da vida em Belo Horizonte, onde teve três filhos. Participou da luta pela de moradia Borges da Costa, do movimento sindical, da defesa de e da organização de espaços culturais. Foi criadora da cantina natural do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde eram realizados eventos artísticos, políticos e agroecológicos.

Conhecida carinhosamente como Rô Conceição, a ambientalista vivia há 18 anos em Nova Viçosa, onde vinha lutando para criar uma associação de proteção da ilha de Barra Velha e denunciando o uso predatório dos recursos naturais por empreendimentos locais. Integrava o Conselho da Reserva Extrativista de Cassurubá. Criada em 2009, a área de proteção ambiental contrariou o interesse de empresários do ramo do turismo e fazendeiros de camarão da região.

Rosane Silveira / Foto: Reprodução

Rô Conceição junta-se às dezenas de ativistas ambientais assassinatos a cada ano no país. Sua família, amigos e todos aqueles que lutam por justiça social, clamam por respostas.

Segundo a organização internacional Global Witness, o é o país que contabilizou o maior número de assassinatos de defensores de e socioambientais em 2017. Foram 57 execuções, contra 48 nas Filipinas, segundo lugar desse vergonhoso ranking.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Últimas Notícias