Nesta sexta-feira (12) começa a Mostra do Filme Marginal, uma iniciativa que tem por objetivo valorizar e divulgar produções audiovisuais independentes, abrindo espaço para trabalhos que coloquem na tela personagens e temáticas socialmente marginalizadas.
Vale destacar que a Mostra tem em sua organização integrantes que também fazem parte da Mídia1508, parte de um projeto que visa atuar em diversas áreas da comunicação.
Em sua 4ª edição, com exibições entre os dias 12 e 21 de setembro, a Mostra traz o tema “Cinema de Luta: Arte de Libertação”.
A Mostra do Filme Marginal se posiciona como um catalisador para a transformação e o empoderamento, incentivando a criatividade e a expressão artística de filmes independentes. A abordagem oferece um equilíbrio entre entretenimento e conscientização, estimulando o público e cineastas a serem protagonistas de sua própria história.
Mais de 100 filmes em 10 dias de programação
Nesta edição a Mostra do Filme Marginal exibirá mais de uma centena de filmes incluindo as favelas e periferias das cidades. As exibições são realizadas em espaços descentralizados e não convencionais de cinema com intuito de ampliar o acesso à produção audiovisual nacional.
A Mostra terá boa parte de seus filmes exibidos no cinema Estação Net Botafogo, zona sul do Rio. Ela estará presente também na zona norte da cidade: Biblioteca Parque de Manguinhos, em Manguinhos; Galpão Bela Maré, na Maré; Areninha de Guadalupe, em Guadalupe; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã; Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Ponto Cine, Teatro Correios Léo Garcia, CCS Movimento e Lado B, no centro do Rio.
A mostra também realizará uma sessão no Instituto Benjamin Constant para pessoas cegas de de baixa visão.
Espaço de Debate e Formação Audiovisual
Destacamos a abertura da Mostra que após as exibições ocorrerá um debate sobre “Transexualidade e Religiosidade” com a presença da Profª Drª Jaqueline Gomes de Jesus e dos realizadores Jener Mendes e Deko Alves diretamente de Salvador, Bahia.
Outros destaques: no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, dia 15 de setembro às 16h, a sessão Ditadura debate com o Grupo Tortura Nunca Mais. E a sessão Cinemas Negras – a estética do cinema negro feminino contemporâneo, no Estação Net Botafogo, dia 13 de setembro às 16h, que contará com a participação da cineasta e curadora Rosa Miranda.
A Mostra é comprometida com o enfrentamento às desigualdades sociais em um mundo em constante transformação. É essencial que as formas de expressão artística não apenas reflitam a realidade, mas também inspirem mudanças. A realização de debates sobre questões sociais importantes e oficinas de formação audiovisual enriquecem a experiência da Mostra. Isso cria um espaço para diálogos construtivos, onde o público pode interagir entre si, com cineastas e especialistas, aprofundando a compreensão dos temas apresentados.
A formação marginal da Mostra conta com as oficinas Cinema Negro e Filosofia Yoruba, com Helena Theodoro e Rachel Aguiar; O Cinema que Nos Une, com Antônio Molina; Curadoria Decolonial: A política do olhar na constelação das imagens, com Milena Manfredini; Produção Executiva ao Alcance do Braço, com Luis Carlos de Alencar; Essa História Daria um Filme, com Janaína ReFem.
Realizadoras
A 5.ª Mostra do Filme Marginal é uma realização da Corpo Fechado Produtora com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, Lei Paulo Gustavo, Rio Filme.
Serviço:
Mostra do Filme Marginal
De 12 a 21 de setembro de 2025
Acompanhe pelas redes sociais da Mostra:
https://www.instagram.com/mostradofilmemarginal/
https://www.facebook.com/mostradofilmemarginal
http://mostradofilmemarginal.com/