Neste sábado, dia 13/03, o militante e advogado André de Paula, fundador e coordenador da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST) e membro da Anistia Internacional, sofreu uma tentativa de assassinato em sua casa, em um prédio na rua Corrêa Dutra, no bairro do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Um homem ainda não identificado incendiou a porta do apartamento onde o advogado reside com sua companheira, Bárbara, também advogada da FIST. O incêndio foi apagado por um funcionário do edifício, que pelas câmeras internas viu a porta em chamas.
André relata que por muito pouco o incêndio não foi maior: “Poderia ter incendiado todo o apartamento se não fosse o porteiro que apagou o incêndio. Inclusive, poderia ter avançado para todo o prédio.”
Segundo a síndica do prédio, um homem não identificado entrou em seu escritório semanas atrás e fez ameaças ao advogado André de Paula, dizendo que pararia com as manifestações Fora Bolsonaro “por meios não legais”. André realiza regularmente protestos contra o presidente Jair Bolsonaro e a gestão genocida do governo durante a pandemia de Covid-19.
Em áudio, André nos conta que a síndica já tem imagens de quem realizou o ataque, um morador apoiador do governo Bolsonaro, mas ela disse que só entregará o material à polícia. Escute abaixo:
André também nos conta que já sofria ameaças por telefone:
André de Paula é conhecido por ser um defensor dos direitos do humanos, se destacando na luta pelo direito à moradia no Rio de Janeiro.
A FIST é um movimento social com um importante trabalho em diversas ocupações urbanas, questionando a propriedade privada, a especulação imobiliária e a lógica do lucro, ou seja, pilares centrais do capitalismo que, como tais, devem ser combatidos por meio da organização dos explorados.
Assista aos vídeos realizados pelos advogados em que denunciam o ataque:
Ótima matéria.✊🏽
A vítima, André de Paula, tem o nome revelado. O criminoso, não. Acho que isso não faz sentido.
Infelizmente ainda não há a identificação do autor do ataque. Ao ser identificado, obviamente, faremos a denúncia do nome.
Marcelo Moutinho Santana e o autor do atentado terrorista e racista ao Advogado Andre de Paula e Advogada Negra Barbara, Coordenador da FIST – Frente Internacionalista dos Sem Teto.
[…] Advogado popular tem a porta de casa incendiada por bolsonarista […]