A "Arma da Teoria" de Amilcar Cabral ainda é útil para explicar as atuais condições materiais da África — Foto: Reprodução

Por que a África fica para trás no mundo: Amílcar Cabral revisitado

"Esta alternativa — trair a revolução ou suicidar-se como classe — constitui o dilema da pequena burguesia no quadro geral da luta de libertação nacional."

Por Takudzwa Hillary Chiwanza
Tradução: Mídia1508

Um fato obstinado que prevalece em nossa época é como a África aparentemente permanece perpetuamente atrasada em todas as facetas da existência. A prosperidade na África é uma realidade material para poucos da elite, enquanto para a imensa maioria pobre está sempre fora de alcance. Este estado de coisas desumano parece uma característica imutável do continente, mas isso não significa que permanecerá assim para sempre.

É simplesmente uma percepção impiedosamente reificada por meio de uma fusão de ideias e mitos que são fundamentalmente formados contra a vontade coletiva das massas.

Que a África perenemente fica para trás, apesar de ser excessivamente dotada de uma riqueza abundante de recursos naturais e mentes brilhantes, é puramente um mito imposto à África por imperialistas racistas e supremacistas — e mantido pela classe saqueadora parasitária indígena: a elite política, econômica, religiosa e ‘líderes’ sociais e ‘influenciadores’.

Uma tentativa de dissecar o status quo de opressão desenfreada e implacável, exploração e desumanização dos povos africanos no continente e em todo o mundo é inescapavelmente uma jornada inquietante na dolorosa história da dominação imperialista.

Uma Breve História da Dominação Cultural Colonial e do Complexo de Inferioridade da África

A história da África é informada pela dominação e subjugação colonial, e os efeitos desse truísmo histórico desumano são palpáveis hoje. Isso não é para exonerar os líderes da África pós-colonial.

Em vez disso, a cumplicidade dos líderes africanos, que estão principalmente presidindo reinos de terror que negam os princípios de libertação, em perpetuar a hegemonia neocolonial é inexoravelmente intrínseca ao status quo miserável com o qual os países africanos lutam. Em tais clivagens de dominação — local e internacional — é inelutavelmente vital sublinhar a preponderância do imperialismo na análise deste mal-estar.

A característica central que forma o cerne dos problemas aparentemente intermináveis da África está fundamentalmente enraizada em ideias e mitos. E estes são direta e totalmente atribuíveis ao fenômeno da dominação imperial.

O que o colonialismo provocou na África foi a mudança total nas formas como os povos africanos governavam a si mesmos: meios de produção, propriedade, relações de propriedade, produção de alimentos, comércio, governança política, crenças e costumes espirituais, normas e práticas sociais e métodos judiciais de resolução de conflitos.

E o mais importante, a dominação cultural que os colonizadores europeus impuseram aos povos africanos colonizados.

Em Libertação Nacional e Cultura (Retorno à Fonte), Amílcar Cabral escreve: “A história nos ensina que, em certas circunstâncias, é muito fácil para o estrangeiro impor sua dominação sobre um povo. Mas também nos ensina que, quaisquer que sejam os aspectos materiais dessa dominação, ela só pode ser mantida pela repressão permanente e organizada da vida cultural das pessoas envolvidas. A implantação da dominação estrangeira só pode ser assegurada definitivamente pela liquidação física de uma parte significativa da população dominada”.

A ausência conspícua de uma economia monetária fez com que as formas de governança acima mencionadas — que se desenvolviam por conta própria em relação a contextos, tempo e espaço específicos — fossem violentamente suplantadas pela acumulação primitiva: a introdução de uma economia monetária foi em si um triunfo da dominação cultural da civilização ocidental.

Uma economia monetária corroeu todos os aspectos intrínsecos da vida africana — culturas que se desenvolviam em seu próprio ritmo. A África tinha uma história, mas a dominação cultural da Europa incutiu na psique coletiva dos africanos que o continente não tinha história; que a chegada dos europeus repentinamente lançou a África para o reino da história.

Dominação cultural: tudo que é europeu e branco é bom, tudo que é africano e negro é ruim e inferior

A economia do dinheiro veio com os acompanhamentos coloniais clássicos: religiosidade cristã, mão de obra capitalista barata, impostos, estilos de vida europeus, educação europeia, leis e costumes europeus e exploração e repressão desenfreadas.

Subjacente a essa enorme permutação estava o mito metafísico implícito (ideias não apoiadas por qualquer prova científica, mas atitudes racistas, imperiais e patriarcais) de que os europeus são superiores aos africanos — que os africanos são subumanos primitivos e bárbaros que são culturalmente inferiores e devem, portanto, ser salvos de sua suposta e percebida inferioridade pelos colonizadores ocidentais.

E isso foi feito por meio de uma fusão desumana de derramamento de sangue, cristianismo, engano, ganância e educação europeia apresentada como o modelo imutável da modernidade. Cabral escreve que com uma “forte vida cultural indígena, a dominação estrangeira não pode ter certeza de sua penetração”.

Esse paternalismo colonial, uma manifestação crua do imperialismo desavergonhado (o estágio mais alto do capitalismo), via os africanos precisando de salvação, mas sem tratá-los como humanos: portanto, havia a necessidade de liberar a força bruta e pacificar os africanos com a religiosidade cristã como determinante final de “civilização fina”, isto é, pertencer a uma “ humana”.

Nesse sentido, vemos os africanos derrotados no plano ideológico por meio dessa dominação cultural. As lutas pela independência foram essencialmente batalhas de coletiva nacional contra essa dominação cultural. Pois foi essa dominação cultural que deu aos europeus um senso de justificativa distorcida para cometer atrocidades flagrantes e horrendas de genocídio contra os africanos: mantê-los “racialmente inferiores”.

A é “fruto da história de um povo” e determinante dessa história: ora, se essa cultura for conquistada pela dominação estrangeira, ficamos com um povo sem identidade.

A identidade do colonizado torna-se um apêndice da superioridade cultural percebida do colonizador — e daí decorre também que a do povo colonizado não morre totalmente e, como tal, é dentro dessa cultura que “encontramos a semente da oposição”, que conduz necessariamente à estruturação e ao desenvolvimento da luta de libertação.

É disso que a África precisa: vencer suas contradições internas cotidianas, orgulhar-se de sua cultura [história, valores, normas, identidade e princípios e crenças fundamentais para a prosperidade coletiva], que líderes cometam suicídio de classe; por meio disso, começa a longa marcha em direção à libertação holística, à medida que os grilhões da dominação cultural são lançados em pedaços.

Lembrando Amílcar Cabral: Por que a Ideologia/Teoria e a Luta Real Contra o Imperialismo Cultural Importam

Essa justificativa inventada para a superioridade racial foi a base de toda desumanização — africanos vivendo em condições urbanas miseráveis e em áreas rurais improdutivas, permanentemente acorrentados ao fundo da hierarquia social, econômica e política, tratados como um povo sem história e cultura, e existindo apenas para financiar os lucros capitalistas ocidentais.

Este traz inelutavelmente o imortal e iconoclasta líder revolucionário Amílcar Cabral — foi o líder do PAIGC que lutou valentemente pela independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde. Assassinado em 20 de janeiro de 1973, pouco antes da libertação total dos dois ex-territórios coloniais portugueses, Cabral organizou e liderou uma das lutas anticoloniais mais bem-sucedidas e eficazes da história.

Mas essa liberdade não poderia ter sido alcançada sem a perspicácia revolucionária de Cabral ao afirmar que a dominação estrangeira existe primeiro em um plano ideológico por meio da destruição da e da identidade — e que qualquer luta revolucionária deve envolver primeiro a teoria revolucionária; que aqueles que participam da luta pela libertação devem estar profundamente imersos na teoria para contrariar as ideias de dominação cultural impostas ao colonizado pelo colonizador.

Uma rápida revisão da teoria e prática revolucionária de Cabral (pensamentos críticos, reflexões e prática) nos aponta para um truísmo inescapável: a única razão pela qual a África está aparentemente atrasada hoje é porque os mestres imperiais neocoloniais ainda conseguem conquistar os africanos no plano ideológico.

As noções racistas-capitalistas de superioridade que informaram a dominação cultural colonial foram reembaladas para a contínua subserviência da África pós-colonial. A escassez de teoria e prática dos líderes africanos — que estão empenhados em manter os interesses investidos do capital privado para seu próprio enriquecimento — exacerba esse lamentável estado de coisas.

Preso no consumismo individualista e nas ideologias neoliberais [populistas] de privatização, lucro, desregulamentação, o papel reduzido do estado na economia política (deixando empresas privadas predatórias, locais e globais, os governantes efetivos do comércio e economias africanas e globais), ajuda externa e anti-sindicalismo, a África aparentemente permanece atolada em ciclos intermináveis de pobreza, desigualdade, e instabilidade. Mas tal realidade não é peculiar à África. É o que prevalece em todo o mundo, desde os Estados Unidos, Caribe, América Latina, Europa e Ásia.

Amílcar Cabral e a ‘Arma da Teoria’ – Por que isso é importante para a liberdade africana e a prosperidade material

Se a luta pela prosperidade da África — ou seja, a total liberação econômica, política, social e autossuficiência dos povos africanos em todos os lugares — depende da derrota da dominação cultural ocidental e de todas as suas supostas ideias de sucesso (Jesus, modernidade, consumismo, neoliberalismo, autoritarismo , etc.), é de suma importância olhar para a saliência incomparável e imortal da Arma da Teoria de Amílcar Cabral. Fazendo um discurso na histórica Conferência Tri-Continental anticolonial/anti-imperial de 1966, realizada em Havana, Cuba, Cabral lançou as bases sobre por que a “teoria” é a arma eficaz para o sucesso na luta real contra a dominação. E esse discurso é relevante em nossos tempos sem precedentes de dominação cultural neocolonial.

Ele comentou resolutamente:

Em nível tricontinental, isso significa que não vamos eliminar o imperialismo gritando insultos contra ele. Para nós, o melhor ou o pior grito contra o imperialismo, seja qual for a sua forma, é pegar em armas e lutar. Isso é o que estamos fazendo, e é isso que continuaremos fazendo até que toda a dominação estrangeira de nossas pátrias africanas seja totalmente eliminada. Nossa agenda inclui assuntos cujo significado e importância são inquestionáveis e que mostram uma preocupação fundamental com a luta. Notamos, no entanto, que uma forma de luta que consideramos fundamental não foi explicitamente mencionada neste programa, embora estejamos certos de que esteve presente no espírito de quem o elaborou. Referimo-nos aqui à luta contra as nossas próprias fraquezas. Obviamente, outros casos diferem do da Guiné; mas a nossa experiência mostrou-nos que no quadro geral da luta quotidiana esta batalha contra nós mesmos — sejam quais forem as dificuldades que o inimigo possa criar — é a mais difícil de todas, quer para o presente, quer para o futuro dos nossos povos. Esta batalha é a expressão das contradições internas da realidade econômica, social, cultural (e, portanto, histórica) de cada um de nossos países. Estamos convencidos de que qualquer revolução nacional ou social que não se baseie no conhecimento desta realidade fundamental corre um grave risco de ser condenada ao fracasso”.

Diante das investidas neocoloniais implacáveis que manifestam o imperialismo supremacista predatório em detrimento dos povos africanos, os líderes e partidos políticos do continente — alguns que lutaram e conquistaram a independência política dos colonizadores — ainda falham na “batalha contra nós mesmos”. O que quer que seja papagueado pelas potências ocidentais ou orientais capitalistas de estado/neoliberais é adotado como política oficial sem abordar nossas próprias contradições internas.

A questão fundamental é: existe social-democracia suficiente na África por nós mesmos, para nós mesmos, para nossa prosperidade igualitária. Os líderes e os cidadãos em geral — refletindo marcas populistas e reacionárias da política — estão falhando nessa luta diária “contra nós mesmos”. Sem nunca refletir criticamente sobre nossos objetivos coletivos, aspirações e sucesso concreto nisso, continuamos construindo castelos no ar enquanto perseguimos sem rumo ideias insípidas e mitos de que tudo do Ocidente é bom — sem vencer esse complexo de inferioridade induzido pela dominação cultural generalizada, significa que nossos líderes ainda veem a ajuda externa e os “investimentos” como um desenvolvimento positivo! E é por isso que a África parece ficar para trás, junto com os oprimidos do mundo.

Para mostrar o truísmo da argumentação acima, citamos novamente a Arma da Teoria de Cabral: “A deficiência ideológica, para não dizer a total falta de ideologia, dentro dos movimentos de libertação nacional — que se deve basicamente ao desconhecimento da realidade histórica que esses movimentos pretendem transformar — constitui uma das maiores fraquezas de nossa luta contra o imperialismo, senão a maior de todas”.

A “deficiência ideológica” continua sendo a ruína da África. Onde a robustez ideológica emerge organicamente, ela é impiedosamente esmagada por líderes autoritários da elite reacionária (a chave para observar é que as práticas autoritárias da África são uma herança direta do colonialismo).

Conclusão: a traição da classe saqueadora de parasitas indígenas da África e a necessidade de um “suicídio de classe”

É imprescindível encerrar com as considerações finais de Cabral sobre a Arma da Teoria:

Para reter o poder que a libertação nacional põe em suas mãos, a pequena burguesia tem apenas um caminho: dar rédea solta às suas tendências naturais de burguesia, permitir o desenvolvimento de uma burguesia burocrática e intermediária no ciclo comercial, a fim de transformar-se em uma pseudo-burguesia nacional, ou seja, para negar a revolução e necessariamente aliar-se. Para não trair esses objetivos, a pequena burguesia tem apenas uma escolha: fortalecer sua consciência revolucionária, rejeitar as tentações de burguesia e as preocupações naturais de sua mentalidade de classe, identificar-se com as classes trabalhadoras e não se opor ao desenvolvimento normal do processo de revolução. Isto significa que, para cumprir verdadeiramente o seu papel na luta de libertação nacional, a pequena burguesia revolucionária deve ser capaz de se suicidar como classe para renascer como trabalhadora revolucionária, completamente identificada com as aspirações mais profundas do povo a que pertence.

Esta alternativa — trair a revolução ou suicidar-se como classe — constitui o dilema da pequena burguesia no quadro geral da luta de libertação nacional. A solução positiva em favor da revolução depende do que recentemente Fidel Castro chamou corretamente de desenvolvimento da consciência revolucionária. Esta dependência chama-nos necessariamente a atenção para a capacidade do líder da luta de libertação nacional de se manter fiel aos princípios e à causa fundamental desta luta. Isso nos mostra, em certa medida, que se a libertação nacional é um problema essencialmente político, as condições para o seu desenvolvimento lhe conferem certas características que pertencem à esfera da moral”.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias