/

Professores e estudantes protestam contra o retorno imediato às aulas e a EaD

Na tarde da última terça-feira (14), professores, estudantes e movimentos sociais realizaram um protesto e uma panfletagem na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, contra o retorno imediato das aulas e o Ensino a Distância(EaD).

Foto: Erick Rosa / Mídia1508

Em defesa da pública, o ato enfatizou o carácter excludente da modalidade EaD que deixa à mostra toda precarização da escola pública e dos trabalhadores docentes, assim como as parcerias público-privado que aprofundam a “uberização” do trabalhador docente. Dentre outras pautas estavam a garantia de uma renda básica a todos os trabalhadores durante a pandemia, direito à segurança alimentar dos estudantes, manutenção do isolamento sanitário enquanto durar a pandemia e recontratação de todos os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da limpeza e cozinha demitidos durante a pandemia.

Foto: Erick Rosa / Mídia1508

Os trabalhadores também denunciaram os governos e empresas que, durante o período de pandemia, têm se aproveitado para avançar com a privatização e precarização da educação pública.

Para os trabalhadores da educação retornar às aulas de imediato em escolas sem qualquer estrutura básica, turmas superlotadas, onde falta água, luz, materiais de higiene, com alunos que moram com muitos familiares, é a continuação da política de genocídio aplicada nas favelas e periferias, desta vez, pela aglomeração forçada de pessoas sem condições sanitárias em meio à pandemia.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de mídia independente anticapitalista. Isso significa que o nosso conteúdo não é apenas livre de influência de partidos políticos e agências governamentais, mas também de ONGs e fundações. Não estamos dispostos a restringir nosso trabalho por essas organizações, mas isso significa que cada centavo de nosso financiamento deve vir diretamente de nossos seguidores. Funcionamos sem qualquer tipo de propaganda. Nosso trabalho é feito por quem acredita que jornalismo não é publicidade e que portanto tem uma função social fundamental para conseguirmos transformar a realidade de uma sociedade.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.