Chile: pescadores se revoltam contra projeto que favorece indústria

Pescadores artesanais denunciam que projeto ‘Lei de Fracionamento’ favorece indústria pesqueira, perpetuando uma distribuição injusta da pesca.

Pescadores protestam em Valparaíso, no Chile — Foto: RIVAL

Ao longo da semana, pescadores artesanais mobilizaram-se em diversas regiões do Chile, incluindo Valparaíso, Coquimbo e Maule, em protesto contra o projeto de Lei de Fracionamento que está sendo discutido no Senado chileno. As manifestações refletem o descontentamento do setor com a atual política de repartição das cotas de pesca.

O conflito está nas modificações que o Senado pretende introduzir na Lei de Fracionamento. Os pescadores denunciam que estas modificações favorecem a indústria pesqueira, perpetuando uma distribuição injusta da pesca. Acusam o senado de querer modificar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados para favorecer a indústria pesqueira.

Desta vez, o sindicato levou seu descontentamento para o alto mar, onde bloqueou a passagem de grandes embarcações para os portos, que tiveram que voltar para não destruir os barcos de pesca.

De acordo com vídeos que rapidamente se tornaram virais nas redes sociais, um grupo de pescadores montou seus barcos e exibiu faixas para impedir a entrada de navios mercantes.

Navio da Marinha chilena lança jato d’água contra pescadores artesanais em 27 de março de 2025 — Foto: Cristobal Basaure

Este não é o primeiro protesto do sindicato contra a regulamentação que estabelece uma nova divisão entre pesca artesanal e industrial. Pescadores também se mobilizaram na terça (25) e quarta-feira (26), posicionando-se do lado de fora do Congresso para impedir a iniciativa. Vários policiais ficaram feridos durante esses protestos.

Uma das situações mais graves ocorreu na Baía de Valparaíso, onde manifestantes tentaram tomar à força um barco da polícia marítima, somando-se ao bloqueio total que os pescadores estabeleceram no porto.

Protestos subiram em alguns pontos, Durante os confrontos com a polícia, um policial foi ferido e vários pescadores foram detidos.

Enquanto protestos acontecem em diversas regiões do país, o Congresso debate a nova Lei de Fracionamento da Pesca. Os pescadores artesanais denunciam a atual lei da pesca como “lei corrupta”.

Foto: RIVAL
Foto: RIVAL
Foto: RIVAL
Foto: RIVAL

Mídia1508

A 1508 é um coletivo anticapitalista de jornalismo independente, dedicado a expor as injustiças sociais e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias