Criança de 5 anos e jovem de 17 morrem por ação da PM na Ilha do Governador

Testemunhas acusam PMs pelas duas mortes. Moradores protestavam contra morte de jovem de 17 anos pela polícia, que reprimiu o protesto e matou uma criança de 5 anos.

Moradores protestam contra a morte de Wendel na Ilha do Governador, no Rio — Foto: Reprodução

Cinco dias após o assassinato de Thiago Menezes, 13 anos, e seis dias da morte de Guilherme Lucas, 26 anos, ambos mortos pela Militar (PM), uma criança e um adolescente morreram baleados pela polícia na manhã deste sábado (12) na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Os moradores acusam policiais militares pelas duas mortes.

Segundo informações, o caso aconteceu com a tentativa de abordagem a dois homens em uma moto na saída de um baile funk no Morro do Dendê. Após a morte a tiros de Wendel Eduardo, de 17 anos, a população local protestou. A PM reprimiu a manifestação a tiros e a criança Eloá Passos, de 5 anos, que não estava no ato, foi baleada.

A PM, como de costume, afirma que o jovem “atirou contra os agentes” e diz não saber como a garota morreu. Mas não apresentam qualquer prova.

Eloá Passos, 5 anos — Foto: Reprodução

O tio de Wendel contesta essa versão e afirma, com base em testemunhas que estavam no local, que o sobrinho levantou os braços e mesmo assim foi baleado. Ele também conta que nunca teve notícias de que Wendel tivesse qualquer envolvimento com o crime.

Em entrevista à TV Globo, prima de Eloá, Indiane Passos disse que a menina foi atingida no peito. “Estava em casa, brincando, pulando na cama, comendo doce do mesversário da irmã dela que foi ontem (11/08). Estava acontecendo uma manifestação porque eles mataram um menor”, disse Indiane, se referindo a Wendel. “Eles [PMs] mandaram tiro para dentro da comunidade.”

Ônibus incendiado em contra a morte de Wendel na Ilha do Governador — Foto: Reprodução

O avô de consideração de Eloá, Fábio Santana, também em entrevista à Globo, afirmou que na manifestação a PM “chegou atirando para cima”. “Não havia confronto”, disse.

Em 10 dias, a matou 14 pessoas. No dia 2 de agosto, em uma operação policial na Penha, 10 pessoas foram mortas. Dia 6, um jovem que voltava da comemoração do próprio aniversário foi assassinado pela polícia. No dia seguinte, o menino Thiago, de 13 anos, foi assassinado na Cidade de Deus. E na manhã de hoje, mais duas mortes.

PM reprimi manifestação a tiros e mata criança de 5 anos na Ilha do Governador, no Rio — Foto: Reprodução

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias