Presidente e primeiro-ministro do Sri Lanka renunciam diante de revolta popular

Milhares de manifestantes tomaram a residência do presidente Gotabaya Rajapaksa e depois incendiaram a casa do primeiro-ministro.

Manifestantes sobem em caminhão da polícia com pichação "give our stolen money back" (devolvam nosso dinheiro) e gritam contra o governo na entrada da residência oficial do presidente — Foto: Eranga Jayawardena/AP

A indignação popular com a economia em colapso do chegou ao ápice neste sábado (9), quando milhares de manifestantes invadiram a residência do presidente Gotabaya Rajapaksa e depois incendiaram a casa do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe.

O presidente e o primeiro-ministro do concordaram em renunciar após o dia mais caótico do país em meses de protestos. Rajapaksa e Wickremesinghe não estavam em suas residências quando os prédios foram atacados.

Meses de manifestações praticamente desmantelaram a dinastia política Rajapaksa, que governou o na maior parte das últimas duas décadas, mas é acusada pelos manifestantes de má administração pública e corrupção. O irmão mais velho do presidente renunciou ao cargo de primeiro-ministro em maio, depois que protestos violentos o levaram a buscar segurança em uma base naval.

Com os custos do combustível impossibilitando outras formas de viagem para muitas pessoas, elas lotaram ônibus e trens para chegar à capital, Colombo, enquanto outros seguiram de bicicleta e a pé. Seguranças tentaram em vão impedir os manifestantes de atravessar as cercas para correr pelos gramados e entrar na residência presidencial.

Imagens de vídeo mostraram multidões exultantes se divertindo na piscina do jardim, enquanto alguns manifestantes emitiram declarações de uma sala de conferências exigindo que o presidente e o primeiro-ministro fossem retirados do poder por má administração econômica do país e pela escassez de alimentos e combustível.

Confrontos entre manifestantes e a policial em Colombo, capital do Sri Lanka. Uma porta-voz do principal hospital da cidade disse que três pessoas sofreram ferimentos à bala, juntamente com outras 36 que tiveram problemas respiratórios depois que a usou gás lacrimogêneo contra a população — Foto: AFP

O contraste entre o luxo do palácio e os meses de dificuldades enfrentados pelos 22 milhões de habitantes do país não passou despercebido aos manifestantes.

“Quando todo o país está sob tanta pressão, as pessoas vêm aqui para liberar essa pressão. Quando você vê os luxos nesta casa, é óbvio que eles não têm tempo para trabalhar para o país.”

Manifestante Chanuka Jayasuriya à Reuters

A pressão sobre os dois cresceu à medida que o colapso econômico desencadeou uma escassez aguda de itens essenciais, deixando as pessoas à beira da miséria lutando para comprar comida, combustível e outras necessidades básicas.

O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse que ele e Gotabaya Rajapaksa deixariam o cargo assim que um novo governo assumisse, mas horas depois o presidente do parlamento, Mahinda Yapa Abeywardena, informou que Rajapaksa deixaria a presidência na próxima quarta-feira, dia 13 de julho.

A usa canhões de água para dispersar os manifestantes, que resistem, perto da residência do presidente — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

O presidente do parlamento disse que o presidente decidiu renunciar “para garantir uma transferência pacífica do poder” e pediu à população que “respeite a lei”.

A tentou impedir os protestos com um toque de recolher, depois o suspendeu quando advogados e políticos da oposição denunciaram a ação como ilegal.

Dezenas de pessoas ficaram feridas nos protestos de sábado. Um porta-voz do principal hospital de Colombo disse à agência de notícias AFP que três pessoas sofreram ferimentos à bala.

O sofre com a inflação galopante e luta para importar alimentos, combustível e remédios em meio à pior crise econômica do país em 70 anos. O governo proibiu a venda de gasolina e diesel para veículos particulares, levando a filas de vários dias por combustível.

Manifestantes se reúnem dentro da residência oficial do presidente do Sri Lanka — Foto: Amitha Thennakoon/AP
Manifestantes tomam a residência presidencial; presidente Gotabaya Rajapaksa fugiu antes — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters
Manifestantes reagiram depois que a disparou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão reunida na capital do país, Colombo — Foto: Amitha Thennakoon/Foto AP
Manifestantes que exigem a renúncia do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, nadam em uma piscina dentro do complexo da Casa do Presidente em Colombo — Foto: AFP
Bombeiros tentam apagar o fogo na residência particular do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe em Colombo, incendiada por manifestantes — Foto: Eranga Jayawardana/AP Photo
Membros do exército do saem depois que manifestantes tomaram a residência oficial do presidente — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters
Um manifestante posa para uma fotografia depois de entrar na casa do presidente — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias