Após chacina, movimentos sociais protestam em frente à Cidade da Polícia no Rio

Ontem, na operação que se tornou a mais letal da história da cidade, a Polícia Civil executou brutalmente 24 pessoas.

Manifestantes protestam contra chacina no Jacarezinho — Foto: Rafael Daguerre/1508

Na manhã desta sexta-feira (7), moradores da do Jacarezinho e realizaram uma manifestação em frente à Cidade da Polícia, que fica ao lado da favela, na zona norte do Rio de Janeiro, pedindo pela chacina ocorrida no dia anterior. Em uma operação que se tornou oficialmente a mais letal da história do Rio, a Civil assassinou brutalmente 27 pessoas. Os manifestantes caminharam até a entrada do local do crime e foram seguidos por forte repressão policial. Segundo os moradores, o número de mortos pode ser ainda maior. Eles afirmam que há menores de idade entre as vítimas.

Um dos momentos mais marcantes do ato aconteceu quando a mãe de uma das vítimas se juntou aos participantes. “Eu quero meu filho! Esses desgraçados vieram pra matar! Os meninos ia se entregar! Eles vieram pra matar!” revoltou-se a mulher. Assista aqui.

Um dia após o massacre, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma lista com os nomes de 16 dos mortos. São eles:

Carlos Ivan Avelino da Costa Junior, 32 anos; Cleiton da Silva de Freitas Lima, 27 anos; Francisco Fabio Dias Araújo Chaves, 25 anos; Jhonatan Araújo da Silva, 18 anos; John Jefferson Mendes Rufino da Silva, 30 anos; Jonas do Carmo, 31 anos; Isaac Pinheiro de Oliveira, 22 anos; Márcio Manoel da Silva, 41 anos; Marlon Santana de Araújo, 23 anos; Maurício Ferreira da Silva, 27 anos; Natan Oliveira de Almeida, 21 anos; Rai Barreto de Araujo, 19 anos; Richard Gabriel da Silva Ferreira, 23 anos; Rômulo Oliveira Lucio, 20 anos; Toni da Conceição, 30 anos; Wagner Luis de Magalhães Fagundes, 38 anos.

Na visão de Fransérgio Goulart, da Iniciativa Direito à Memória e Racial da Baixada Fluminense, mais uma vez o governo do descumpriu a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu operações policiais desse tipo durante a pandemia, a partir da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 635.

“É a barbárie da barbárie, é a chacina, é o descumprimento dessa cautelar do STF, ou seja, a e o governador do Estado estão pouco se lixando para essa liminar” avaliou o ativista, em declaração ao site Ponte Jornalismo.

Segundo Fransérgio, o Ministério Público do Rio de Janeiro sabia da operação e nada fez para controlar o uso da força da policia.

“Se ele foi avisado pela dessa operação, o que ele fez para fazer o seu papel constitucional de controle das polícias? E tem um agravante nessa operação, o MP foi avisado, a polícia fez a operação e a hegemônica, os jornais, os programas televisivos, mais uma vez fazendo aquele show midiático a partir das dores, dos moradores e das moradoras que moram no Jacarezinho e legitimando essa ação policial. Não dá mais”, diz.

Elogiada como um “trabalho de inteligência” pelo governador Cláudio Castro (PL), a sanguinária ação policial foi idealizada pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), com o apoio da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais). Segundo nota do Ministério Público do Rio de Janeiro, a justificativa teria sido a de proteger “os direitos fundamentais de crianças e adolescentes e demais moradores que residem nessas comunidades”.

Toda essa fantasiosa narrativa oficial cai rapidamente por terra quando se ouve a descrição do cenário encontrado pela Defensoria Pública após a chacina: “Primeiro o choque inicial foi a quantidade de sangue nos becos da favela. Era muita poça de sangue. A segunda casa que nós visitamos era a casa de uma família, um casal e uma criança de 8 anos. Nessa casa um rapaz foi executado no quarto da menina de 8 anos. Essa família viu a execução, inclusive a menina de 8 anos. Tinha uma poça de sangue nesse quarto, a cama dessa criança lotada de sangue, inclusive a coberta que ela usa, estava lá, nessa poça de sangue. Essa menina está completamente traumatizada”, relatou à imprensa a defensora Maria Julia Miranda, integrante do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos.

Moradores contam que a se tornou incontrolável após um dos agentes ter sido morto com um tiro na cabeça durante a intervenção, que se transformou em uma verdadeira “operação vingança”.

Casas de famílias foram simplesmente invadidas e se tornaram palco de execuções sumárias. Em uma delas, dois homens foram assassinados na frente de uma idosa.

Foto: Erick Rosa/1508

O que se viu foi uma população inteira exposta à letalidade, cerca de 37 mil pessoas que vivem no Jacarezinho, uma das maiores e mais negras comunidades do Rio. Rajadas vinham também do alto, disparadas de dois helicópteros blindados, conhecidos como “caveirões aéreos”.

Duas pessoas ficaram feridas no metrô próximo à favela.

Em vídeo publicado no Twitter, o advogado Joel Luiz Costa, fundador do Instituto de Defesa da População Negra, que atua no Jacarezinho, criticou a violência de Estado:

“Isso aqui não é democracia, não é nada do que a gente pensa que é viver em sociedade, é muito cruel você estar na rua, sentar com os amigos para tomar uma cerveja, fazer coisas triviais que todo ser humano faz, viver a vida e ver uma dezena de marcas de tiros na porta de um bar, de uma loja de cosméticos, cano estourado, balas e balas no chão, ninguém merece isso”, afirma durante a gravação. 

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias