PM arromba e invade casa de repórter fotográfico no Morro Santa Marta, no Rio

Sem mandado, policiais militares invadem a casa de Tandy Firmino, repórter fotográfico e coordenador do projeto de sanitização contra o novo coronavírus no morro.

2 mins read

Nesta segunda-feira (11), por volta das 6 horas da manhã, o fotógrafo Tandy Firmino teve sua casa arrombada durante uma operação da Polícia Militar (PM) na , Zona Sul do . Moradores denunciam que diversas casas foram invadidas por policiais da UPP .

Firmino conta que foi acordado com um fuzil apontado para sua cara.

Ele é o criador do grupo de voluntários de sanitização contra o novo coronavírus na favela, o Santa Marta contra o Covid19. Firmino é também o coordenador e repórter fotográfico do projeto.

Firmino e sua filha dormiam, quando a polícia invadiu a casa. Ele relata que os PMs não tinham mandado e que quebraram a porta para invadir sua casa:

“A realidade do morador de favela é essa aqui (…) minha filha acordada, chorando (…) eu fui abordado dentro de casa, dentro da minha casa, arrebentaram a porta da minha casa”, diz o fotógrafo, revoltado com a situação.

Outra denúncia feita por Firmino – e por outros moradores – é de que várias casas são invadidas pela PM com uma espécie de “chave mestre”.

Segundo informações, a CDH (Comissão de Direitos Humanos) da OAB recebeu a denúncia de violação de direitos e vai investigar.

Considerado “asilo inviolável” pela Constituição, o domicílio não pode ser invadido por autoridade policial sem que haja devida autorização judicial ou flagrante delito que justifique a ação.

Tandy Firmino / Foto: Paulinha Andrade

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de mídia independente anticapitalista. Isso significa que o nosso conteúdo não é apenas livre de influência de partidos políticos e agências governamentais, mas também de ONGs e fundações. Não estamos dispostos a restringir nosso trabalho por essas organizações, mas isso significa que cada centavo de nosso financiamento deve vir diretamente de nossos seguidores. Funcionamos sem qualquer tipo de propaganda. Nosso trabalho é feito por quem acredita que jornalismo não é publicidade e que portanto tem uma função social fundamental para conseguirmos transformar a realidade de uma sociedade.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Últimas Notícias