Mobilização contra reforma da Previdência na França entra no 2° mês com novos protestos

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (4) em para exigir a retirada do projeto de reforma da Previdência. A mobilização entra em seu segundo mês e atinge principalmente os transportes públicos, em desde 5 de dezembro. O governo mantém sua posição e afirma que o programa de mudanças será implementado, apesar das manifestações.

Os manifestantes atenderam ao chamado de vários sindicatos e saíram às ruas de carregando faixas com slogans como “Macron, retire seu projeto”. Os “coletes amarelos” participaram da marcha parisiense, que se concentrou no leste da capital, passando pela Praça da Bastilha. Alguns manifestantes tentaram invadir a Gare do l’Est, uma das principais estações ferroviárias da capital. Houve confronto com a polícia, que usou gás de pimenta para reprimir os manifestantes. Um policial foi atingido por um morteiro durante o percurso parisiense.

Protestos também foram registrados em Marselha, no sudeste do país, reunindo centenas de pessoas. Já em Toulouse, no sudoeste, membros do movimento dos “coletes amarelos” conseguiram entrar em uma estação ferroviária e bloquearam os trilhos com o apoio de funcionários grevistas.

Nova jornada de manifestações já foi anunciada

As manifestações acontecem na véspera do aniversário de um mês da mobilização, que coincide com o momento da volta do recesso de fim de ano. A partir de segunda-feira (6), parte da população que ainda estava em férias retornou ao trabalho e enfrentou novamente os problemas de transportes, já que o sistema de trens e continuam afetados.

A semana também será marcada pela retomada das negociações entre o governo e os sindicatos. Durante sua mensagem de fim de ano, o presidente Emmanuel Macron indicou que a reforma entrará em vigor, independentemente dos protestos da população, que apoia os grevistas. Uma nova jornada de geral já foi anunciada para hoje.

seguram cartaz com as palavras “GREVE, BLOQUEIO, MACRON SAI” / Foto: Francois Guillot
Foto: Gonzalo Fuentes
Foto: Clement Mahodeau
Foto: Christian Hartmann

Deixe seu comentário:

Mídia1508

A 1508 é um coletivo de jornalismo independente anticapitalista, dedicado a expor as injustiças sociais brasileiras e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias