Operação da polícia no Rio obriga crianças a sentarem no chão dos corredores da escola

Uma criança de 12 anos foi baleada dentro de uma escola. Moradores levaram o menino para a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva e depois ele foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas.

Crianças e professores sentam no corredor de uma escola na Maré durante operação da polícia, 26.11.2025 — Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (26), a polícia realizou mais uma operação em horário escolar no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, interrompendo diversas escolas da região e milhares de crianças.

Uma criança de 12 anos de idade estava no pátio do Ciep Hélio Smidt em uma atividade de ciências quando foi baleada. O colégio onde ele foi atingido fica ao lado do 22º BPM (Maré).

Não se sabe o estado de saúde do menino ainda, mas moradores o levaram para a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva e depois ele foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas. De acordo com o secretário de Educação, o projétil já foi retirado.

Um outro tiro atingiu uma sala de aula da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O disparo atingiu uma sala do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). As aulas do campus do Fundão foram suspensas.

Alunos da UFRJ ainda registraram o momento em que um helicóptero pousou no campus do Fundão. De acordo com a polícia, a aeronave precisou pousar no local por “questões estratégicas”.

A ação da Polícia Civil provocou intenso tiroteio, três pessoas foram mortas e uma foi presa. Uma das pessoas, segundo a polícia, tentou pegar uma kombi para fugir e acabou morta em confronto. O veículo ficou com muitas marcas de tiros e moradores afirmam que o morto seria um vendedor de laticínios. Familiares foram ao IML (Instituto Médico Legal) e até o momento o corpo não foi encontrado.

A Polícia Civil busca justificar a operação em horário escolar com declarações como “Três narcotraficantes, apontados como seguranças de uma liderança da facção criminosa, foram neutralizados. Um criminoso foi preso, dois fuzis e pistolas foram apreendidos”, diz a nota enviada no início da tarde. A pergunta que fica é: isso vale uma criança baleada?

E colocar em risco a vida de milhares de crianças. Uma criança que estava ao lado do menino baleado enviou uma mensagem para a mãe, assustado com o que presenciou.

Em outra região da cidade, a ‘Operação Barricada Zero’ interrompeu aulas em pelo menos 10 escolas da Cidade de Deus, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, e afetou o atendimento domiciliar de unidades de saúde.


Última atualização às 16h36m em 26 de novembro de 2025.

Mídia1508

A 1508 é um coletivo anticapitalista de jornalismo independente, dedicado a expor as injustiças sociais e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias