Ato público cultural – 77 anos da Nakba: Pelo fim do genocídio em Gaza!

É urgente romper relações com o regime genocida de Israel e fortalecer a solidariedade ativa com o povo palestino.

Arte: ARTVSM

No próximo sábado, 17 de maio, das 9h30 às 20h, realizaremos mais um Ato Público Cultural em Memória dos 77 anos da Nakba – a catástrofe que marca o início da expulsão em massa do povo palestino de sua terra, no Raízes do Brasil, na Rua Áurea, 80 – Santa Teresa. Mais de 50 mil pessoas foram assassinadas em Gaza desde 7 de outubro de 2023, vítimas de um genocídio brutal promovido por Israel.

Diante do silêncio cúmplice da comunidade internacional, reafirmamos: não vamos nos calar. É urgente romper relações com o regime genocida de Israel e fortalecer a solidariedade ativa com o povo palestino.

Será um dia inteiro de atividades culturais, rodas de conversa, música, poesia, memória e resistência, reunindo movimentos e organizações que lutam pela vida, pela terra e contra todas as formas de opressão, no Brasil e no Sul Global.

Cartaz de divulgação — Arte: ARTVSM

Sobre a Nakba: 

Neste ato público cultural vamos focar em duas datas que, embora distintas em suas geografias, compartilham a mesma dor e a mesma necessidade de enfrentar dominação e violência impostas de fora:

19 de Abril: data símbolo da re-existência dos povos indígenas no Brasil, marcada pela resistência ancestral contra séculos de colonização e violência, e 15 de Maio: memória da Nakba, a catástrofe que se abateu – e ainda se abate – sobre o povo palestino, vítima de um projeto contínuo de expulsão, ocupação e apagamento promovido pelo sionismo.

Ambas as datas remetem aos efeitos devastadores do colonialismo e sua máquina de morte cujas regras são: a apropriação de terras, o roubo de moradias, a pilhagem de riquezas e a negação do direito à vida. O objetivo de tais métodos coloniais é fazer com que povos desapareçam de vez. Por isso, nos juntamos às favelas, quilombos, periferias, campo, comunidades afro-indígenas, aos amazighs-tuaregues e tantos outros povos no mundo que sofrem e acabam condenados à fome, miséria, exploração e indignidade; a estes prestamos homenagem e solidariedade, como aqui em nosso cordel.

Como postura de resistência, reafirmação da existência, cultura e da dignidade desses povos originários e deslocados, neste encontro celebraremos as lutas com arte, música, roda de conversa, partilha e afeto.

Celebraremos raízes nativas em um local como o Raízes do Brasil, reconhecido espaço de práticas sustentáveis e consumo consciente, oferecendo alternativas naturais que respeitam o meio ambiente – e isso em notável contraponto a produtos e marcas boicotados por movimentos como o BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções).

O que é o BDS?

Inspirado na luta contra o apartheid na África do Sul, o movimento global BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) surgiu em 2005 a partir de um chamado da sociedade civil palestina que exige que Israel cumpra o direito internacional e respeite os direitos fundamentais do povo palestino.

O boicote é uma ferramenta concreta de pressão. Recusar o consumo de produtos que colaboram com o apartheid e a ocupação é uma forma direta de dizer: não em nosso nome.

Reafirmamos nosso compromisso de estar ao lado de quem resiste, de quem sonha e de quem luta contra a opressão. E, nesse particular, de quem também consome consciente por cuidados de saúde pela vida enquanto boicota quem lucra com o genocídio de povos.

Resistiremos junto a esses, sempre!

Mídia1508

A 1508 é um coletivo anticapitalista de jornalismo independente, dedicado a expor as injustiças sociais e a noticiar as mobilizações populares no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias