#30M: Em mais um protesto contra o governo, milhares de pessoas tomam às ruas do Rio

Foto: Rafael Daguerre / Mídia1508

Milhares de pessoas voltaram às ruas nesta quinta-feira (30) contra os cortes anunciados pelo governo federal para o setor da educação. O que fará, por exemplo, que a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro, feche as portas em julho. Os manifestantes lembraram que o ato é também contra a Reforma da Previdência, muitas faixas e cartazes denunciavam o retrocesso da reforma.

Na capital fluminense, a manifestação se concentrou na Candelária, no Centro da cidade, e marchou pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Centenas de cidades brasileiras registraram protestos em defesa da e contra a reforma. Foram registrados em pelo menos 136 cidades de 25 estados e do Distrito Federal.

Em Campos de Goytacazes, o ato em defesa da ocorreu durante a tarde. Os manifestantes se reuniram no Pelourinho, no Centro, por volta das 15h, com faixas e cartazes.

Em Cabo Frio, o ato começou por volta das 17h na Praça Porto Rocha, no Centro. Em Saquarema, o ato ocorreu na Praça Santo Antônio. Em Macaé, petroleiros, professores, servidores e estudantes do município participam do protesto.

Em Teresópolis, estudantes se concentram na Praça Olímpica para uma aula pública. Professores das redes estadual e municipal também participam dos atos. Em Petrópolis, os alunos se concentraram na Praça Dom Pedro. Já em Nova Friburgo, os alunos se reuniram na Praça Demerval Barbosa Moreira.

Em Volta Redonda, o ficou concentrado na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, convocado pelo Sindicato dos em da Universidade Federal Fluminense. Já em Valença, alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica realizaram a manifestação na Rua dos Mineiros, no bairro Belo Horizonte, no Centro.

Os cortes na

  • Em decreto de março que bloqueou R$ 29 bilhões do Orçamento 2019
  • Desse valor, cerca de dois bilhões recaem sobre o ensino superior federal
  • Em maio, a Capes suspendeu a concessão de bolsas de mestrado e doutorado
  • Os cortes e a suspensão motivaram os protestos de 15 de maio
  • Nesta quinta (30), o Conselho Nacional dos  recomendou que o governo reveja os bloqueios
Foto: Rafael Daguerre / Mídia1508

Rafael Daguerre

Fotógrafo, Repórter, Editor e Documentarista

Um dos fundadores da Mídia1508. "Ficar de joelhos não é racional. É renunciar a ser livre. Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres, quando as algemas forem quebradas" ― Carlos Marighella.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias