Defensora dos Direitos Humanos é assassinada no Centro do Rio de Janeiro

Uma dia antes de ser assassinada, Marielle denunciou a violência policial na cidade em sua conta no Twitter. Na publicação, a Defensora dos Direitos Humanos e vereadora do PSOL, questionou a operação da PM.

Foto: Reprodução/Divulgação PSOL

Marielle Franco, de 38 anos, mulher preta, ativista dos e inimiga declarada das UPP’s (Unidade de Polícia Pacificadora) desde os tempos de universitária, foi executada a tiros dentro de um carro no bairro do Estácio, na cidade do Rio de Janeiro. Marielle era vereadora pelo PSOL e única mulher negra que exercia essa função.

Ela deixa uma filha de 19 anos.

O ocorreu na rua João Paulo I, Região Central do Rio, por volta das 21h30 desta quarta-feira (14). Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, 39, também foi assassinado. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços e levada para o Hospital Souza Aguiar e liberada em seguida.

A polícia encontrou mais de nove cápsulas de bala no local. A vereadora teria sido alvejada por pelo menos cinco tiros. Todos na cabeça. O veículo em que estava ficou com várias marcas na lateral. O carro, um Chevrolet Agile branco, tem vidros escurecidos, portanto, os assassinos já sabiam o lugar exato que ela ocupava dentro do carro: no banco traseiro à direita. A perícia identificou que os disparos foram feitos de trás para frente do veículo e entraram pela janela lateral traseira. Nada foi levado.

Marielle havia participado no início da noite de um evento chamado “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Rua dos Inválidos, na Lapa.

Recém-nomeada para fazer parte da comissão que fiscalizará a nas favelas fluminenses, no último domingo Marielle havia denunciado policiais do 41° batalhão da PM carioca por abusos cometidos em Acari.

O batalhão é o que mais mata no estado do Rio, que tem uma das policias que mais mata no mundo. Com isso, podemos imaginar o que representa esse batalhão. Em sua página de rede social, Marielle chamou o 41° BPM de “Batalhão da morte”, no sábado (10). “O que está acontecendo agora em Acari é um absurdo! E acontece desde sempre! O 41° batalhão da PM é conhecido como Batalhão da morte. CHEGA de esculachar a população! CHEGA de matarem nossos jovens”, escreveu.

No domingo, Marielle Franco continuou a denunciar a ação de PMs do 41º BPM (Irajá) na favela de Acari. Segundo ela, os moradores reclamaram da truculência dos policiais durante as abordagens na região.

Ela compartilhou uma publicação em que comenta que rapazes foram jogados em um valão. De acordo com as denúncias, no último sábado, os PMs invadiram casas, fotografaram suas identidades e aterrorizaram populares no entorno.

“Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento. O 41° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando os moradores. Nessa semana, dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje, a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, escreveu Marielle.

Uma dia antes de ser assassinada, Marielle denunciou a em sua conta no Twitter. No post, ela questionou a ação da PM.

Socióloga formada pela -Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), teve dissertação de mestrado com o tema “UPP: a redução da favela a três letras”. Trabalhou em organizações da sociedade civil como o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm) e coordenou a Comissão de Defesa dos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Marielle em evento na Lapa, minutos antes de ser assassinada — Foto: Reprodução/Facebook

Rafael Daguerre

Fotógrafo, Repórter, Editor e Documentarista

Um dos fundadores da Mídia1508. "Ficar de joelhos não é racional. É renunciar a ser livre. Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres, quando as algemas forem quebradas" ― Carlos Marighella.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Notícias